A filosofia Linux.


Ao ouvirmos falar no Linux vem em nossa mente "Liberdade", a melhor palavra para explicar o que a plataforma em si trás para o usuário. Mas que tal irmos um pouco mais afundo? Vamos conhecer um pouco mais sobre a Filosofia do Linux e sua missão?

O Linux é algo mais que um simples Kernel e conjunto de ferramentas, ele é um sistema com uma filosofia incrível que trouxe uma nova forma de pensar.

O início de tudo:

Tudo começou quando a licença GPL entrou em vigor nos anos 80, ela foi criada por o Richard Stallman ( Um personagem muito importante no mundo do Software Livre) que tinha como função impedir que as grandes empresas e corporações se aproveitassem dos novos recursos do Kernel Linux e em vários programas.
O grande problema naquela época e até mesmo nos dias de hoje é que grandes corporações fecham o conhecimento com o "Copyright", impedindo que novas empresas possam melhorar e aprimorar software e etc. Porém o que move os defensores do Anti-Copyright"  é que informações precisam ser livres e não fechadas, ou seja informações devem ser abertas para ser compartilhada e aprimorada.
Lá nos anos 80 Stallman tinha uma impressora o qual usava na universidade MIT -EUA, porém ela começou a dar problemas e os responsável por isto era o drive que estava codificado de forma errada, ao ligar para a empresa responsável pedindo o código do drive para arrumar o bug, ele foi recusado pela fabricante.
Este dia foi um trauma para Stallman. Depois de um tempo juntamente com uma equipe de programadores ele decidiu criar um novo sistema operacional o Hurd ( Saiba sobre ele aqui) e junto com o Hurd ele passou a desenvolver diversas ferramentas de código aberto. Esta ideia e movimento ganhou o nome de GNU e foi criada a Free Software Fundation.
Uma das ferramentas mais importantes foi o super editor Emacs. Foi baseado nessa ideologia que Linus Torvads conseguiu desenvolver seu Kernel, e isso ocorreu no inicio dos anos 90. Foi a união do kernel de Torvards com as ferramentas do GNU que deu origem ao Linux.

Liberdade para usufruir:

O coração do movimento do Software livre é graças a licença criada por Stallman. A GPL não só garante o uso por todos, mas também impedem que empresas distorçam e aproveitem do trabalho voluntário de milhões de programadores.
A liberdade que é pregada por todos que fazem parte do movimento do Software livre é o acesso ao código do programa e a possibilidade de melhorar o programa e permitir que todos possam fazer o mesmo, ou simplesmente usar e distribui-lo para todos.Os programas que contém uma licença GPL não pode ser transformado em um programa proprietário, ou seja não podem ser lançados no mercado sem que o código-fonte esteja disponível para todos.

A Filosofia Linux e do Software livre leva uma ideia que o mundo tecnológico pode ser um mundo cooperativo onde o foco principal seja acessibilidade e liberdade para todos usarem da forma que quiser. Além do mais disseminando conhecimentos para todos.

Fonte:
http://worldlinux-br.blogspot.com.br/2014/05/a-filosofia-linux.html

Comentários

Postagens mais visitadas